O deputado federal Fernando Francischini (PSDB) e o estadual Cleiton Kielse (PMDB) se filiam hoje em Brasília ao recém-criado Partido Ecológico Nacional (PEN). Os dois viajam juntos para a capital federal onde participarão do ato público de formação da nova legenda. Francischini deve assumir a direção do PEN no Paraná e ainda um cargo na executiva nacional do partido.
A saída de Francischini do ninho tucano já era dada como certa. Desde que foi preterido para ocupar a vice na chapa de reeleição do prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB), Francischini não escondeu a insatisfação, que culminou na decisão de migrar para o PEN.
Quem também confirmou o ingresso nas fileiras do novo partido foi Kielse. Na sexta-feira passada, o deputado confirmou à Gazeta do Povo a saída do PMDB e os motivos que o levaram a mudar de partido. Kielse afirmou que não encontrou dentro do PMDB o apoio que esperava para lutar contra o pedágio no estado. “No próximo semestre vou precisar de autonomia para tomar algumas decisões sobre os pedágios aqui no Paraná”, disse, sem revelar o que pretende fazer. Ele apenas antecipou que vai lutar pela duplicação das rodovias estaduais e pela renegociação dos valores do pedágio.
Quem também desembarca hoje em Brasília para assinar a filiação no PEN é o vereador de Campo Largo Lucir Marchiori (PSDB), que teria ficado insatisfeito com os rumos do partido na cidade. Depois das alianças formadas pelos tucanos nos municípios paranaenses, aumentaram as conversas e convites de filiação no PEN. Apesar do descontentamento, no Paraná o PEN deve integrar a base aliada do governador Beto Richa (PSDB).
No plano nacional, a expectativa do novo partido é atrair de oito a dez deputados federais. Se o número se confirmar, o PEN ficaria no mesmo patamar do PPS na Câmara Federal – considerado partido médio.
Publicada em 14 de Julho de 2012
Segundo dados do IBGE, a população masculina brasileira vem diminuindo 0,1% a cada ano, ao contrário da população feminina, que se cuida melhor
Foto: Divulgação
Especialistas do Hospital Erasto Gaertner chamam a atenção para o os hábitos de vida do público masculino
Neste domingo, 15 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Saúde do Homem. A data foi criada para incentivar os cuidados da população masculina com a saúde, pois ainda que os homens modernos se preocupem com sua aparência e estética, o que ainda os apavora é a visita ao médico. Segundo dados do IBGE, a população masculina brasileira vem diminuindo 0,1% a cada ano, ao contrário da população feminina, que se cuida melhor. Como melhorar esse quadro?
Para Luiz Antônio Negrão, médico do Serviço de Cirurgia Abdominal do Hospital Erasto Gaertner, existe uma diferença visível em vários indicadores. "Algumas doenças são mais comuns em homens do que em mulheres, especialmente as cardiovasculares. No caso do câncer, a doença é mais agressiva no sexo masculino. Podemos destacar também a aceitabilidade do homem em cuidar da sua saúde, diferente do público feminino. Outro indicador são os poucos programas e ações de saúde com foco em estratégias que aumentem a demanda dos homens aos serviços de saúde", afirma.
Negrão ressalta que para evitar fatores de risco é necessário beber com moderação (uso do álcool); não fumar; ter hábitos alimentares saudáveis (arroz, feijão, carnes magras e salada devem fazer parte da dieta); realizar atividades físicas moderadas e regularmente (30 minutos diários por dia); atividade sexual praticada com proteção (dados de promiscuidade podem levar à DST); controle do estresse (mudança no estilo de vida); controle da obesidade (manter o peso adequado à altura); e radiação solar (evitar exposição ao sol sem proteção).
"Essas medidas preventivas podem evitar diferentes tipos de doenças, entre elas o câncer, que já é a segunda causa de mortalidade em homens. Os tipos mais comuns são cavidade bucal, pele, laringe, faringe, esôfago, estômago, intestino, próstata, colorretal, bexiga, pulmão e pênis", explica o oncologista.
O câncer de boca
O aumento dos casos de câncer bucal é um problema de saúde pública crescente em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil os homens acima dos 40 anos são os mais atingidos pelo câncer de boca. Estima-se para este ano 14.170 novos casos, sendo 9.990 homens e 4.180 mulheres. Esses números correspondem a dez novos casos a cada 100 mil homens e 4 a cada 100 mil mulheres.
Os altos índices da doença entre os homens mostram a forte resistência da população masculina em buscar serviços de saúde e assistência médica. Além disso, o estilo de vida, os cuidados com a saúde e hábitos alimentares são fatores de risco que, se controlados, podem prevenir a doença, como destaca Laurindo Moacir Sassi, do Serviço de Cirurgia Buco Maxilo Facial do Hospital Erasto Gaertner. "Constatamos uma participação tímida dos homens nas campanhas de prevenção de câncer, com apenas 38% atingidos. Cerca de 20% entre homens e mulheres nunca ouviram falar sobre prevenção do câncer bucal", diz.
Segundo dados do Registro Hospitalar de Câncer do Hospital Erasto Gaertner, entre 2005 e 2009 o câncer da cavidade bucal se tornou um dos tumores mais frequentes. Foi responsável pela sexta colocação entre as topografias realizadas na instituição, que totalizaram 79,7% durante o período. A proporção da incidência entre o sexo masculino e feminino foi de aproximadamente 4 para 1, sendo 79,4% dos casos no sexo masculino e 20,6% no sexo feminino.
Programas de controle da doença e diagnóstico precoce são aplicáveis para a redução da mortalidade. Uma delas é a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, realizada pelo Hospital Erasto Gaertner e Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC), que acontece desde 1989. "Estas ações fornecem informações sobre o câncer bucal, distribuem o manual de autoexame da boca e realizam exame clínico nos indivíduos interessados. Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado", finaliza Sassi.
Gaeco verifica denúncias de desvios na Câmara de Piraquara
O Grupo recebeu a denúncia de que vereadores forçavam servidores a fazerem empréstimos
30/06/2012 | 12:17 | LUCIANE HORCEL
O Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado(Gaeco)cumpriu 37 mandados de busca e apreensão na manhã deste sábado (30) em Piraquara para apurar denúncias de que servidores contratados pela Câmara Municipal eram obrigados a fazer empréstimos e entregar o dinheiro a parlamentares.
Outra denúncia é que alguns funcionários estariam sendo forçados a devolver parte do salário aos vereadores. No suposto esquema de desvio de verbas, o funcionário era contratado por R$ 2 mil, mas na folha de pagamento constava que ele recebia R$ 4 mil e a diferença era desviada em benefício do vereador.
Dentre os locais visitados nesta manhã, o Gaeco cumpriu mandado na própria Câmara Municipal de Piraquara e na casa de nove vereadores e de 27 servidores.
O coordenador do Gaeco, procurador Leonor Batisti, ainda não sabe informar quantos são os envolvidos e disse que haverá cautela na investigação, principalmente por se tratar de período pré-eleitoral. "Já temos a comprovação dos empréstimos e descontos na folha dos servidores, mas vamos analisar os documentos e verificar se há realmente o envolvimento dos vereadores", informou em entrevista à Gazeta do Povo.
Se for comprovado o envolvimento dos parlamentares, Batisti afirmou que haverá ação penalcontra os vereadores e se estudará o caso dos servidores.
40% dos candidatos a vereador não tem ensino superior
Quatro em cada dez candidatos a vereador em Curitiba declararam não ter ensino superior completo, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral . Maringá, na Região Noroeste, tem o maior índice de candidatos a vereador sem diploma universitário, com 63% sem o ensino superior completo. Até amanhã o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná recebe pedidos de impugnação de candidaturas às eleições municipais. Assim que acabar o prazo para os pedidos de impugnação, os candidatos citados terão sete dias para apresentar defesa. Todas as solicitações devem ser julgadas até o dia 5 de agosto.
Mulheres participam de encontro nacional de catadoras
Cerca de 700 mulheres de todos os Estados do País participam, a partir de hoje no Litoral do Estado, do 3° encontro nacional de mulheres catadoras. A reunião organizada pelo Movimento Nacional dos Catadores segue até domingo (15). O encerramento será com a Marcha das Mulheres Catadoras de Recicláveis, na Praça Santos Andrade, em Curitiba. O objetivo do Encontro, segundo o Ministério Público do Trabalho, é trocar experiências e estimular lideranças femininas que fortaleçam o papel da mulher no setor da reciclagem.
TCE-PR suspende licitação que previa compra de veículos
O Tribunal de Contas do Estado suspendeu a licitação que previa a compra de 1.255 veículos para a Secretaria de Administração. A medida cautelar impugnou o pregão eletrônico que estava previsto para hoje. A Corregedoria Geral do TCE acatou uma representação da Segunda Inspetoria de Controle Externo do Tribunal. Pelo processo, a licitação tem 4 indícios de irregularidades. O valor máximo investido na compra dos veículos seria superior a 135 milhões de reais. O pregão está suspenso até a decisão definitiva do plenário do Tribunal.
Número de transplantes cresce no PR:
O número de transplantes realizados no Paraná cresceu 54% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2011. De janeiro a junho, foram feitos 190 procedimentos, contra 123 no ano passado. Os dados são da secretaria estadual de saúde. O transplante de rim foi o que mais cresceu. O aumento de cirurgias foi de 88%. Hoje, são 54 serviços credenciados para a realização de transplantes de órgãos e tecidos no estado.
Filiado do PSC pede impugnação de Ratinho Jr.
Um pedido de impugnação a candidatura de Ratinho Junior será protocolado hoje.
A alegação é que a direção municipal da legenda do PSC ignorou a inscrição do requerente como pré-candidato a vice, impondo que fosse o urbanista Ricardo Mesquita.
Quem faz o pedido é Milton Rodrigues.
Ele exige uma cópia da ata da convenção que oficializou a candidatura de Ratinho Júnior com o atual vice.
Segundo Rodrigues não foi feita uma votação para a vaga.
fonte: Bandnews FM Curitiba.
PDT pede ao Supremo para barrar investigações do Gaeco no Paraná:
A direção nacional do PDT entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Decreto 3.981/2012, do governo do Paraná, que regulamenta as atividades do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público Estadual (MP). A ação questiona a competência dos promotores do MP para realizar investigações criminais. Caso seja julgada favoravelmente ao partido, provas de operações do órgão realizadas nos últimos meses podem ser anuladas. O relator da Adin será o ministro Luiz Fux.
A ação que questiona o Gaeco havia sido prometida pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em ato de desagravo ao prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), em maio. O Gaeco investiga supostas irregularidades na gestão do prefeito, incluindo o caso de suborno a vereadores que levou à prisão seu chefe de gabinete, Rogério Ortega. Em abril, Barbosa Neto afirmou que as ações do órgão visam desestabilizar seu governo.
Outros Casos
Duas ações questionam poder criminal do MP em todo o país
Duas outras ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) podem prejudicar o poder de investigação do Ministério Público (MP) em todo o Brasil. Ambas questionam a competência de os MPs realizarem investigações criminais. Uma ação é um recurso extraordinário apresentado pelo ex-prefeito de Ipanema (MG) Jairo de Souza Coelho. E a outra é um habeas corpus impetrado pela defesa do empresário Sérgio Gomes da Silva, o “Sombra”, suspeito de participação no assassinato do ex-prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel.
O julgamento das duas ações começou no dia 26 de junho, mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro Luiz Fux. Até o momento, o placar está empatado: 4 a 2 em favor do poder de investigação do MP. Com o julgamento do mensalão, em agosto, é provável que as ações sejam votadas apenas a partir de setembro.
Uma eventual decisão contrária aos MPs prejudicaria ações nas quais a investigação foi realizada pelo órgão. Um exemplo é o processo movido pelo MP paranaense contra o ex-diretor da Assembleia Abib Miguel, o Bibinho, acusado pelo desvio de R$ 200 milhões de recursos públicos.
A reportagem entrou em contato com Lupi, mas ele disse não ter conhecimento do teor da ação e que isso seria de competência da assessoria jurídica do PDT. Para a presidente em exercício do partido em Londrina, Dayane Medeiros, as ações de Gaeco contra o prefeito não motivaram o processo, mas foram um agravante. “Não podemos dizer que essas ações [do Gaeco] não trouxeram argumentos para entrarmos com a Adin”, afirmou.
Para ela, a atuação do MP provocou prejuízo para o partido na cidade. Dayane afirmou ainda que o Gaeco divulga suas ações na cidade sem apresentar conclusões das investigações, o que prejudica o prefeito e a legenda.
Interesse da sociedade
Na avaliação do MP, a Adin pode prejudicar a repressão ao crime organizado e o controle de irregularidades na polícia, em um eventual julgamento favorável ao PDT. “A base do argumento da Adin é fundamentalmente a mesma que sustenta a posição no sentido de vedar ao Ministério Público a função investigativa. Negar a ele o poder de investigar seria conspirar contra os interesses da sociedade”, disse o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. Já o governo do estado aguarda notificação oficial da Justiça para se manifestar oficialmente.
4 a 2 é o placar do julgamento do STF sobre o poder de investigação do MP – no caso, a favor do Ministério Público. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Luiz Fux.
fonte: gazeta do povo.
Aliança entre o PT e o PDT esta sendo um dos principais “UNIÃO” partidária na composição das chapas para as eleições majoritárias na Região Metropolitana de Curitiba. Enquanto que, na Capital, o PDT de Gustavo Fruet conseguiu viabilizar uma candidatura forte com os petistas assumindo a cadeira de vice, a união repete-se em municípios importantes da RMC. Este quadro, inclusive, já aponta uma nova conjuntura para as eleições de 2014.
Pinhais
Em Pinhais, a aliança que venceu as eleições em 2008 e vem conquistando uma excelente aprovação vai se repetir. Luizão Goulart (PT) tentará a reeleição e terá novamente ao seu lado a vice-prefeita, Marli Paulino (PDT). As convenções dos dois partidos aconteceram neste domingo e serviu para definir as candidaturas majoritárias e proporcionais e, também, o encaminhamento do Plano de Governo.
Durante o encontro na sede do Diretório Municipal do PT, o prefeito Luizão fez uma ampla explanação sobre o que foi realizado até este momento em sua gestão. “Se hoje conseguimos chegar neste momento favorável, com uma aprovação surpreendente é porque soubemos construir um projeto político aprovado pelo PDT e outros partidos e executamos nosso Plano de Governo, mantendo o compromisso com a população”, destacou o prefeito.
Piraquara
A aprovação do governo em Pinhais tem influenciado também na composição política do município vizinho, Piraquara. O pedetista, Professor Marquinhos aparece como uma novidade no pleito eleitoral. Ele também contará em sua chapa com o Partido dos Trabalhadores na posição de vice. O nome ainda será oficializado, mas o Encontro Municipal do PT já definiu o nome de Antunes do Guarituba para assumir esta vaga.
Além do PT, a candidatura do Professor Marquinhos deverá contar com o apoio de vários partidos, que nesta semana oficializarão a decisão. “Nós queremos resgatar a credibilidade da política local. Temos uns excelentes exemplos para nos pautar, que é a administração do nosso amigo Luizão, juntos acredito que vamos conseguir assumir a responsabilidade de construir uma cidade melhor para nossa gente”, disse Marquinhos.
Curitiba
Assim como em Piraquara, o PDT com Gustavo Fruet terá o PT ao seu lado. Mirian Gonçalves foi escolhida pelos petistas para compor a chapa majoritária. Curitiba, neste caso, com certeza será a referência para outras campanhas. Principalmente, pelo fato de que a propaganda eleitoral na TV e Rádio apresentarão a toda a RMC os candidatos da Capital.
Durante a convenção do PDT e PV realizada no último sábado no Clube Thalia, o candidato do PDT Gustavo Fruet disse que próxima gestão precisará ter um perfil de liderança, diálogo e experiência política. “Uma administração que resgate a capacidade inovadora da cidade, com um olhar para o futuro, valorizando os conceitos de economia verde e economia criativa. Que reassuma um caráter mais democrático” discursou.